@sanchoclassics

Siga as redes sociais

Fale conosco

CATEGORIA
Loja Rápida
Promoção
Promoção
Promoção
Promoção
Promoção
Promoção
Loading
  /  Blog   /  SKATE

Sancho Classics

SKATE

Há alguns anos, a prática do skate começou a romper os muros dos guetos e deixou de ser exclusividade dos poucos que mergulhavam de corpo, alma e figurino no estilo adotado pelos surfistas do asfalto. Gente com os perfis antes considerados improváveis foi atraída pela possibilidade de praticar um esporte ao ar livre em meio ao concreto das grandes cidades.
Muitos estudiosos apontam a Califórnia como local de nascimento do esporte. Os surfistas californianos, nos anos 1960, teriam adaptado rodinhas a uma prancha pequena, criando o skate. É na mesma década que se tem notícia, no Brasil, dos primeiros praticantes. Estes seriam surfistas que, em visita à Califórnia, teriam conhecido e tomado gosto pela coisa. A disseminação foi tão rápida que já na década seguinte havia competições e os primeiros circuitos eram construidos no país.
Desde o seu surgimento, o skate revelou o impressionante poder de gerar, ao redor de si, uma cultura própria, com costumes, gírias, itens de consumo, códigos e perfis para os praticantes. No Brasil, um dos maiores ícones dessa cultura foi o cantor Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr., morto em março deste ano. Além de consolidar e popularizar o estilo de música que caracterizou a tribo dos skatistas, Chorão tornou acessível ao grande público essa cultura skate, da qual foi o maior representante.
Hoje, não é mais necessário incorporar o gosto musical, os ideais, os pensamentos e as gírias para praticar o esporte livremente. Tampouco é preciso fazer parte de uma tribo. Tanto que muitas das mulheres que representam as novas adeptas do skate passam longe do perfil clássico do skatista em tempo integral.

Publicar um comentário

X